24 março 2010

Um texto sobre dança - Escrito por Tan

Oi pessoal!


Por doze anos tenho dançado hip hop, ballet, tap, swing dance e feito outras danças. Tenho evoluido muito através do processo de aprender e ensinar a dançar. Minha filosofia na dança é principalmente a diversão. Lembrem-se de que para a maioria das danças, a musica veio antes. Alguém achou que a música tinha um som ótimo e começou a se movimentar. Foi algo que foi divertido fazer. Dançar é uma expressão de apreciação, num cumprimento à musica e aos músicos.


As pessoas deram risada, sorriram e tiveram grandes momentos dançando. Dançar é algo que tem sobrevivido através dos tempos, através de diferentes culturas. Festivais foram criados para celebrarmos através da dança. Somente com o começo das aulas de danças organizadas é que as pessoas começaram a formar ‘’estilos’’ de dança. Esses estilos tinham suas próprias regras, seus próprios movimentos e seu próprio ‘’look’’ (sua plástica, por assim dizer) e seu próprio ‘’feel’’ (seu espírito). Na prática, grupos de pessoas começaram a se organizar em grupos, baseados em estilos particulares (por exemplo: Cuban Salsa, New York Salsa, Dean Collins Lindy Hop, Savoy Lindy Hop, Smooth Style Lindy Hop, etc).


Os membros de cada grupo tinham orgulho de seu próprio estilo e tratavam de assegurar que todo mundo dançasse de acordo com o estilo, e também que todos demonstrassem uma aparência ‘’autentica’’ e ‘’original’’. A rivalidade entre os grupos tornou a dança mais competitiva que divertida; certos estilos não eram bem-vindos aos clubes. Isso foi tão longe que chegou ao ponto de um grupo dançar em um lado do clube enquanto o outro grupo dançava no outro. Tenho visto isso pessoalmente nos bailes de Lindy Hop. Lindy Hoppers (quem dança Lindy Hop) se recusaram a dançar com Lindy Hoppers de estilos diferentes. Recebi um “não’’ de uma dançarina porque eu não dançava o Smooth Style Lindy Hop. Alem disso, grupos de “elite” estariam formados e aqueles dançarinos dançariam somente entre eles mesmos; se você não fosse bom o bastante, você não poderia dançar com eles ou ser incluído em seu grupo. Isso tem tirado a graça do ato de dançar.


Todos tem um motivo ou objetivo quando entram para aprender um estilo de dança. Alguns o fazem por diversão, alguns pela saúde, outros para encontrar garotas e rapazes. Não importa porque você o faça, simplesmente tenha em mente a diversão de fazer isso. Se você gosta de aéreos ou fancy footwork (passos elaborados), ou de se vestir com roupas vintage a caráter, ou de crazy turns (voltas malucas), então ... ótimo! Beleza! Faça isso! Desenvolva seu próprio estilo e divirta-se fazendo isso. Não force os outros a aderirem sua filosofia. Não desmereça o estilo de uma outra pessoa. Sorria, tenha bons momentos e dance, porque isso é o que se espera que a musica leve você a fazer. Se você não está sorrindo, então você não está se divertindo; até mesmo as pessoas que querem se exibir sorriem. A pior coisa para mim é ver uma sala cheia de pessoas dançando e ninguém sorrindo, ninguém se divertindo. O melhor cumprimento que recebi de alguém foi: “você dança como se cada dança fosse a última dança da sua vida’’. Dançar tem a ver com se divertir, sorrir, dar risada, se relacionar e expressar sua apreciação para com a música através da energia que você cria na sua dança.


Essa é minha filosofia pessoal. Cada instrutor terá sua própria filosofia sobre a dança. Se você tiver aulas de dança comigo, esse será o meu foco. Se você procura aprender a dançar Lindy Hop porque você quer se divertir e esta cheio de energia, então eu estou aqui para proporcionar isso a você.


Abraços e Beijos!


Tan

2 comentários:

  1. Adorei o que o Tan escreveu. Acho que o estilo dele espelha bastante o que pude vivenciar no grupo nesse domingo, todo mundo se divertindo, ajudando, nós iniciantes rs. Cada um mostrando o que sabe de um jeito muito simpático.
    Infelizmente não é o que vemos em todos os lugares, mas eu acho que podemos levar esse clima para os lugares e deixá-los cada vez mais hamornioso, porque isso contagia.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Pati, apoiada 100%! Vamos contagiar os ambientes com muita harmonia a alegria, espalhando essa coisa gostosa da dança e da amizade.

    ResponderExcluir